O NATAL DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


 Paz e Bem, Juventude Franciscana! 

Estamos vivendo um dos momentos mais bonitos na nossa caminhada de Igreja, o tempo do ADVENTO, que nos prepara para a chegada de um menino muito especial, que viria a ser o Salvador, o grande Mestre das nossas vidas, o Amado de São Francisco, o nome dele: Jesus de Nazaré. Vamos ver como São Francisco entendeu e celebrou o Natal, através da passagem do ”Natal em Greccio”, e como o Pai Seráfico nos inspira a viver com alegria esta festa linda que é o Nascimento de Jesus. Vamos nessa... 

O maior desejo de São Francisco 


O desejo de São Francisco a partir de seu processo de conversão sempre foi de seguir os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, observando fielmente o Santo Evangelho. Por isso, esforçava-se para imitar sempre a humildade de Cristo, que se fez pobre para nos salvar.  

Era tempo de Natal; a festa do nascimento de Jesus se aproximava. São Francisco teve uma ideia diferente para celebrar aquele dia tão especial. Estando numa vilinha chamada Greccio, o santo mandou chamar um homem por quem ele tinha especial amizade, chamado João. Orientou que este preparasse todas as coisas necessárias para celebrar o Natal do Senhor.  

Tomás de Celano nos diz que Francisco tinha o seguinte desejo: “Quero celebrar a memória daquele menino que nasceu em Belém, e ver de algum modo com os olhos corporais os apuros e necessidades da infância dele, como foi reclinado no presépio e como, estando presentes o boi e o burro, foi colocado sobre o feno” (1Cel 84, 8). Não demorou para que seu amigo, João, preparasse todas as coisas no local pedido por Francisco.  

A noite da festa 


Celano nos diz ainda que, chegada a noite de Natal, muitas pessoas vieram de longe e de perto, trazendo tochas e velas para iluminar a escuridão. Então veio São Francisco e refizeram a cena do nascimento de Jesus: o feno, o boi e o burro, a manjedoura, e o menino deitado ali, simbolizando o  menino Jesus. Nascia aí o primeiro presépio encenado da história. Vindo do desejo de Francisco de contemplar a bondade de Deus em fazer-se humano para vir ao nosso encontro. 

A biografia conta que Francisco ficou encantado vendo aquela cena. Pois era como se estivesse na noite do nascimento do Menino Jesus, em Belém. O relato fala também que aí, próximo ao presépio, celebraram uma Missa de louvor e agradecimento a Deus. O povo estava tomado de emoção e alegria, Francisco então, estava radiante... Que momento bonito deve ter sido! 

Celano diz que “o Menino Jesus tinha sido relegado ao esquecimento nos corações de muitos, mas neles ele ressuscitou, agindo a sua graça por meio de seu servo São Francisco, e ficou impresso na diligente memória deles” (1Cel 86, 8). Francisco foi o responsável por reacender a fé daquelas pessoas que ali foram para celebrar o Natal. Exaltando a humildade do Senhor e fazendo as pessoas sentirem a bondade misericordiosa de Deus, o Pai Seráfico fez nascer não só na encenação do presépio, mas no coração das pessoas, o Menino Jesus, pobre e humilde.  

Como celebramos nosso Natal 


Festas, presentes, muito agito e... ops! Esquecemos de algo! 

Francisco nos ensina a celebrar o Natal recordando com fé dos “apuros e necessidades” que o Senhor passou ainda no momento de seu nascimento. Com o Pai Seráfico, aprendemos a contemplar a verdadeira estrela que brilha neste tempo, que não é a estrela da fama, do sucesso, do dinheiro, das festas, do status social... Aprendemos que para Francisco, o mais cativante do nascimento de Jesus é a sua pequenez, sua humildade.  

Como pode um ser tão grande se fazer tão pequeno? Essa pergunta deixa Francisco inquieto e ao mesmo tempo muito alegre. Deus vem ao nosso encontro e isto nos basta! Celebrar o Natal, para nós franciscanos, deve ser celebrar a festa da humildade e bondade de Nosso Senhor. Mais uma vez somos convidados a preparar o presépio do nosso coração para que aquele Menino pobrezinho e humilde possa encontrar um local para nascer.  

Que São Francisco de Assis nos inspire a celebrar o Natal do Senhor com alegria e fé, louvando a Deus por todas as vezes que Ele já veio ao nosso encontro, mesmo quando fechamos a porta da nossa vida e do nosso coração para Ele. 

Desejo a todos um Santo Natal e abençoado final de ano! 

Com a bênção de Deus,  

Frei Renan Espíndola, OFMCap. 
Pelotas, RS. 

Um comentário:

  1. Feliz Natal pra todos vocês! Com a benção de Deus e de Maria também.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.